18 de abr. de 2012

Um novo conceito, por Lourival D. B. P.

Meu vô eh um cara foda! Não que o seja por ser meu vô e por ser condição determinante tanto para minha existência quanto para minha admiração, mas sim por que ele inventou muita coisa para alem da própria prole.
Ele eh analfabeto... há quem diga que ser assim eh como renegar grande parte de humanidade, eh ser rebaixado ao trabalho manual de todo dia e as mais ásperas profissões existentes. Mas quão espantosa não são as colaborações de meu avo e tantos outros não letrados ao mundo das letras (Haja visto toda inventivologia de um Guimaraes, pra quem precisa de referencias).No entanto, meu vô foi referencia suficiente para mim hoje. Ele inventou um conceito novo, algo que nenhum filosofo ou grande cientista da física quântica poderia ter se atrevido a formular. Enquanto lia um livro qualquer de cronicas... seu Lourival pergunta:

Como eh que eh? Você esta lendo ou esta deslendo esse livro ai?

Ate o presente momento sempre pensei que lia um livro ao o folhear as paginas, deter a atenção sobre seus assuntos, memorizar uma passagem ou outra e me esforçar em imaginar as situações inusitadas que compunham as linhas perfiladas de palavras e signos de todo tipo. Porem, após a pergunta, um tanto quanto inusitada do meu avo, poderia igualmente pensar... porra, sera que ate agora eu desli ou li os livros?
Se os segui a risca, se não ousei alçar o vôo imaginativo, que tantas vezes eh reprimível e nos faz perder a atenção das linhas e da firmeza do português da esquerda pra direita... se segui a regra, pausei nos pontos, modulei a voz do pensamento ao encontro com o ponto exclamação ou o ponto de interrogação, poderia dizer que lia, simplesmente, por isso? Antes, provavelmente, estivesse me acomodando!

Meu vô, talvez sem perceber, questionou diversos atestados de dislexia dos sérios psicólogos infantis de plantao. Lourival-Deleuziano-Basílio-Pimentel desterritorializou o ato de ler enquanto lavava os pratos... Agenciou a atenção, desleu minha boca quieta e me pôs a escrever.
Esse texto eh seu e toda essa gente sem educação!

Nenhum comentário: